Orgulho

                       


Entenda:

LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 

GLS: Gays, Lésbicas e Simpatizantes (pessoas que independente de sua orientação sexual, "simpatizam" com o meio LGBT). A sigla GLS exclui as pessoas bissexuais, travestis e transexuais. Então não deve ser usada em ações políticas do movimento LGBT. 

Opção sexual:
Essa expressão é incorreta. O termo aceito é “orientação sexual”. A explicação provém do fato de que ninguém “opta”, conscientemente, por sua orientação sexual. Assim como o heterossexual não escolheu essa forma de desejo, o homossexual (tanto feminino como masculino) também não.

Orientação sexual:
Ter atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero. 

Há três orientações sexuais: 
Pelo mesmo sexo/gênero (homossexualidade) HOMEM+HOMEM  ou MULHER+MULHER
Pelo sexo/gênero oposto (heterossexualidade) HOMEM+MULHER
Pelos dois sexos/gêneros (bissexualidade) HOMEM+MULHER+HOMEM 

Sexo biológico:
São as informações cromossômicas, órgão genital, capacidade produtiva e características fisiológicas de cada sexo. Ou seja, Macho ou Fêmea.

Gênero:
Há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de sermulher é realizada pela cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos. 

Identidade de gênero:
Identidade de gênero é a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino (homem), feminino (mulher) ou de alguma combinação dos dois. Essa pessoa pode modificar a aparência, ou função corporal por meios médicos e cirúrgicos. Mudar  expressões, inclusive modo de se vestir, modo de falar e maneira de agir.








Gay:
Homem que é atraído afetivamente e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo (Homens). Não precisam ter tido, necessariamente, experiências sexuais com outros homens para se identificarem como gays.






Bissexual:
É a pessoa que se relaciona afetiva e sexualmente com pessoas de ambos os sexos/gêneros. Bi é uma forma reduzida de falar de pessoas Bissexuais.










Lésbica:
Mulher que é atraída afetivamente e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo (Mulheres). Não precisam ter tido, necessariamente, experiências sexuais com outras mulheres para se identificarem como lésbicas.







Andrógina:
Termo genérico usado para descrever qualquer indivíduo que assuma postura social, especialmente a relacionada à vestimenta, comum a ambos os gêneros.






Drag queen:
Homem que se veste com roupas femininas de forma humorística e extravagante para se apresentar profissionalmente em shows e outros eventos. Uma drag queen não deixa de ser um tipo de “transformista”, pois o uso das roupas está ligado a questões artísticas – a diferença é que a produção necessariamente focaliza o humor, o exagero.







Transformista:
Indivíduo que se veste com roupas do gênero oposto movido por questões artísticas.




Transexual:
Pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do sexo de nascimento. Homens e mulheres transexuais podem manifestar o desejo de se submeterem a cirurgias de mudança de sexo para adequarem o corpo a sua identidade sexual. Essas pessoas sentem-se que nasceram em corpo errado.
Travesti:
Pessoa que nasce do sexo masculino ou feminino, mas que se identifica diferente do seu sexo natural, assumindo um gênero diferente (homem ou mulher). Muitas travestis modificam seus corpos por meio de hormônio, aplicações de silicone ou cirurgias plásticas. Mas as travestis não desejam realizar a cirurgia de mudança de sexo, se sentido bem com seu órgão sexual de nascimento.


CORRETO: “A” Travesti (aquela que possui seios, corpo, vestimentas, cabelos, e formas femininas).
INCORRETO: “O“ travesti Nicole, pois está se referindo a uma pessoa do gênero feminino.




T-Lover:
Refere-se a pessoas que sentem atração por travestis e/ou transexuais. Em geral, essas pessoas assumem a identidade heterossexual ou bissexual.







Pansexual:
Termo polêmico que se refere a pessoas cujo desejo sexual é variado, podendo desejar inclusive objetos.






HOMOSSEXUALIDADE AO INVÉS DE HOMOSSEXUALISMO
O sufixo “ismo” (terminologia referente à “doença”) foi substituído por “dade” (que significa “modo de ser”).

Tanto no Brasil como em outros países, cientificamente, homossexualidade não é considerada doença.

Homofobia:

Rejeição e/ou aversão a qualquer forma de expressão da sexualidade diferente dos padrões heterossexuais que a sociedade impõem.  A homofobia frequentemente é manifestada em inúmeras ações discriminatórias, as vezes violentas, que apontam para um ódio baseado na orientação sexual do outro(a).


Lesbofobia:
Palavra criada para representar a rejeição e/ou aversão às lésbicas. A expressão está mais relacionada às ações políticas diferenciadas do movimento LGBT.

Transfobia:
Palavra criada para representar a rejeição e/ou aversão às transexuais. A expressão está mais relacionada às ações políticas diferenciadas do movimento LGBT.



DIREITOS 


Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006:
Projeto da lei que criminaliza a homofobia em todo o território nacional. O PLC 122/2006 é, atualmente, a principal bandeira do movimento LGBT brasileiro. 

União Estável Homoafetiva:
Dia 05/05/2011 os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram a união estável para casais do mesmo sexo. 




GOSTOU? COMPARTILHE! 


Fonte: Manual de Comunicação LGBT / ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais,Travestis e Transexuais)

Nenhum comentário: